Dr Leandro Chiarelli Cirurgia Robotica
A cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo, realizado com auxílio de um sistema robótico formado por um robô, que possui quatro braços robóticos e uma central de controle chamada console, de onde o cirurgião comanda os movimentos dos braços do robô.Estes braços ficam acoplados ao paciente por incisões de 8 mm e em suas pontas existem mini instrumentos cirúrgicos que são utilizados para fazer incisões e realizar as tarefas cirúrgicas.Um dos braços do robô está conectado a uma câmera e transmite para o console uma imagem de alta definição em 3D, com aumento de até 15 vezes. O cirurgião consegue ver esta imagem e tem a sensação de imersão, como se estivesse dentro do campo cirúrgico. Ao mesmo tempo todos os movimentos realizados pelo cirurgião são captados, transmitidos e repetidos pelos braços robóticos. Estes movimentos são filtrados e aperfeiçoados por sistema inteligente o que garante mais precisão e controle na cirurgia.E o resultado do emprego de toda esta tecnologia é uma cirurgia menos traumática, menos dolorosa, mais rápida, com menor sangramento, com baixa taxa de complicações e sequelas, permitindo alta precoce e um rápido retorno às atividades cotidianas e de trabalho.
A habilitação de um cirurgião robótico pala Intuitive ( fabricante do robô) é um processo de certificação rigoroso, projetado para garantir que os cirurgiões estejam adequadamente preparados para utilizar o sistema da Vinci de forma segura e eficaz.Em geral não é como um curso em que basta fazer uma inscrição, os cirurgiões são selecionados pela comissão de robótica do Hospital tendo como base o histórico prévio do médico que, obviamente, deve ser de competência e excelência em resultados.Após selecionado, o cirurgião passará por vários processos de treinamento com avaliações seriadas de desempenho. A primeira etapa inclui conhecimentos teóricos do funcionamento e do manual do Robô. Na sequência o cirurgião entra na fase de treino em simulador. Nesta etapa treinamos em um console muito parecido com o robô (simulador robótico) e todos os Comando serão treinados exaustivamente até que o cirurgião atinja o desempenho desejado e esteja proficiente.Na próxima fase o treinamento ocorre no Robô real com cirurgia em animais ( porco) e modelos artificiais. Concluída esta fase e após ser aprovado na avaliação de competência, o cirurgião em treinamento está autorizado a realizar as cirurgias sob a supervisão obrigatória de um cirurgião expert (proctor).Após diversos procedimentos e quando o cirurgião demonstrar proficiência na cirurgia e no uso da plataforma robótica o proctor informará à comissão de robótica que o médico está autorizado a operar sem supervisão. Esse processo pode levar anos.Atualmente temos a felicidade de atuar como proctor e contribuir com o treinamento de outros colegas cirurgiões.A fabricante do Robô tem o mesmo rigor no treinamento do pessoal de apoio como enfermeiros, técnicos e engenheiros.Todos estes processos garantem uma segurança muito grande ao paciente que será submetido a cirurgia com a plataforma robótica.
A habilitação de um cirurgião robótico para Intuitive (fabricante do robô) é um processo de certificação rigoroso, projetado para garantir que os cirurgiões estejam adequadamente preparados para utilizar o sistema da Vinci de forma segura e eficaz.Em geral não é como um curso em que basta fazer uma inscrição, os cirurgiões são selecionados pela comissão de robótica do Hospital tendo como base o histórico prévio do médico que, obviamente, deve ser de competência e excelência em resultados.Após selecionado, o cirurgião passará por vários processos de treinamento com avaliações seriadas de desempenho. A primeira etapa inclui conhecimentos teóricos do funcionamento e do manual do Robô. Na sequência o cirurgião entra na fase de treino em simulador. Nesta etapa treinamos em um console muito parecido com o robô (simulador robótico) e todos os Comando serão treinados exaustivamente até que o cirurgião atinja o desempenho desejado e esteja proficiente.Na próxima fase o treinamento ocorre no Robô real com cirurgia em animais ( porco) e modelos artificiais. Concluída esta fase e após ser aprovado na avaliação de competência, o cirurgião em treinamento está autorizado a realizar as cirurgias sob a supervisão obrigatória de um cirurgião expert (proctor).Após diversos procedimentos e quando o cirurgião demonstrar proficiência na cirurgia e no uso da plataforma robótica o proctor informará à comissão de robótica que o médico está autorizado a operar sem supervisão. Esse processo pode levar anos.Atualmente temos a felicidade de atuar como proctor e contribuir com o treinamento de outros colegas cirurgiões.A fabricante do Robô tem o mesmo rigor no treinamento do pessoal de apoio como enfermeiros, técnicos e engenheiros.Todos estes processos garantem uma segurança muito grande ao paciente que será submetido a cirurgia com a plataforma robótica.
Sim, a cirurgia robótica é muito segura. A plataforma robótica tem vários mecanismos de segurança: imagem 3D em alta definição, filtros de movimentos , sensores de desativação quando um movimento foge do padrão. As pinças do robô tem vida útil programada e se desativam automaticamente após 10-15 usos, impedindo que o cirurgião opere com material desgastado.O programa de treinamento da equipe é rígido e contínuo. Além disto tudo sabemos que o custo de um robô varia entre 3-5 milhões de dólares. É natural que os hospitais destaquem seus melhores profissionais para compor a equipe da robótica, fazendo com que todo o ambiente em torno do robô seja de excelência e resultado.
O custo de uma cirurgia robótica pode variar significativamente dependendo de vários fatores como o tipo de procedimento, a complexidade da cirurgia, o local onde será realizada, de acordo com variação cambial do dólar, já que os insumos robóticos são importados. Esses custos ainda hoje no Brasil não são cobertos pelos planos de saúde, tendo em vista que a ANS ( Agência Nacional de Saúde ) não incluiu ainda a Robótica no seu Rol de procedimentos.Alguns planos de saúde cobrem a parte hospitalar como se fosse cirurgia laparoscópica e o paciente paga apenas a diferença dos instrumentos e honorários relacionados à robótica.É importante refletir que o robô é uma ferramenta de alta tecnologia e que potencializa as habilidades do cirurgião. A robótica esta atrelada à uma série de procedimentos de segurança, treinamento exaustivo da equipe médica e de enfermagem, exigência de desempenho e de bons resultados. Existe uma cultura de excelência em torno da cirurgia robótica, o que torna este setor bastante diferenciado e seguro dentro de um Hospital.Independente do valor, este não é comparável ao custo de uma cirurgia mal realizada e com sequelas. Os custos pessoais com sofrimento e perda de qualidade de vida que ficam para o paciente, são infinitamente maiores.