Dr Leandro Chiarelli Cirurgia Robotica
A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, à frente do reto e em conjunto com as vesículas seminais é responsável por produzir o líquido seminal. Durante a ejaculação, este líquido é acrescido aos espermatozóides dos testículos formando o esperma.Na superfície lateral da próstata passa um feixe de nervos, artérias e veias da espessura dos fios de cabelo. Estas estruturas participam do mecanismo de ejaculação e ereção peniana. Por serem estruturas muito delicadas, a manipulação durante a cirurgia deve ser muito cuidadosa e precisa, no intuito de retirar todo tumor junto com a próstata preservando o máximo de fibras possível. E é neste ponto que a precisão da tecnologia robótica associada à experiência do cirurgião vai determinar melhores resultados.Por dentro da próstata passa a uretra que é um canal tubular responsável por conduzir a urina e o esperma para o meio externo. Ao retirarmos a próstata parte da uretra também será retirada e após isto precisaremos reconstruir esta passagem da urina ligando a bexiga ao coto da uretra que sobrou. Neste ponto da cirurgia o robô é determinante, porque a visão ampliada associada a capacidade dos braços do robô fazerem os movimentos de curva do punho do cirurgião, permitirão a confecção de uma junção perfeita sem vazamentos de urina. Toda esta precisão vai minimizar o risco de sequelas e perda de urina após a cirurgia.A tecnologia Robótica nas mãos de um cirurgião experiente são determinantes para minimizar sequelas permitindo ao paciente ter uma vida praticamente normal após a cirurgia de câncer de próstata. Com qualidade de vida, atividade sexual, controle urinário e rotina habitual de exercícios.
Na superfície lateral da próstata passa um feixe de nervos, artérias e veias da espessura de fios de cabelo. Estas estruturas participam do mecanismo de ejaculação e ereção peniana. Por serem estruturas muito delicadas, a manipulação durante a cirurgia deve ser muito cuidadosa e precisa, no intuito de retirar todo tumor junto com a próstata preservando o maior número de fibras nervosas possível.E é neste ponto que a precisão da tecnologia robótica associada à experiência do cirurgião vai determinar melhores resultados minimizando sequelas e permitindo ao paciente, uma vida praticamente normal após a cirurgia de câncer de próstata. Com qualidade de vida, atividade sexual, controle urinário e rotina habitual de exercícios
Por dentro da próstata passa a uretra que é um canal tubular responsável por conduzir a urina e o esperma para o meio externo. Ao retirarmos a próstata parte da uretra também será retirada e após isto precisaremos reconstruir esta passagem da urina ligando a bexiga ao coto da uretra que sobrou.Neste ponto da cirurgia o robô é determinante, porque a visão ampliada associada a capacidade dos braços do robô fazerem os movimentos de curva do punho do cirurgião permitirão a confecção de uma junção perfeita, sem vazamentos de urina. Toda esta precisão vai minimizar o risco de sequelas e perda de urina após a cirurgia.
Tem alguma dúvida sobre tumor urológico ou câncer de próstata? Quer conhecer mais sobre a cirurgia laparoscópica e a cirurgia robótica? Quer uma segunda opinião? Utilize o botão de WhatsApp ou telefone nesta página para falar com um médico especialista.